• English
  • Português
Share |

“Uma história com vida: Cláudio Torres”

“Uma história com vida: Cláudio Torres”

“Uma Vida com História: Cláudio Torres” por Eduardo M. Raposo

pp. 232 + 16, 2019, ISBN: 978-972-36-1748-1

Um livro assente em entrevistas concedidas por Cláudio Torres ao autor, onde se relatam peripécias da juventude, a sua prisão por actividades subversivas, a recusa em ir para a guerra colonial e a sequente fuga de Portugal, o exílio em Marrocos e na Roménia, o regresso ao nosso país após o 25 de Abril de 1974, a experiência como professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a sua descoberta de um espaço único -- Mértola -- onde abundam os vestígios de séculos passados, que ajudou a redescobrir nas últimas quatro décadas. Para além da história pessoal do biografado, o livro inclui valiosos testemunhos, desde o prefácio assinado por António Borges Coelho até aos depoimentos de diversas personalidades, que põem em destaque aspectos importantes da obra do arqueólogo e do cidadão. Em complemento, uma completa Cronologia Biográfica e uma detalhada Bibliografia, ambas realizadas com a colaboração do Campo Arqueológico de Mértola, e parte do processo da PIDE DGS referente a Cláudio Torres depositado no Arquivo Nacional Torre do Tombo.

O AUTOR. Eduardo M. Raposo (Funcheira, Ourique, 1962). Doutor em História da Cultura e das Mentalidades Contemporâneas pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Técnico superior da Cultura na Câmara Municipal de Almada. Jornalista, investigador e activista da Cultura e do Alentejo. Foi vice-presidente da Casa do Alentejo, fundador e é presidente do Centro de Estudos Documentais do Alentejo. Coordenou colóquios internacionais e prémios literários, organizou jornadas de literatura em Montemor-o-Novo e homenagens a Adriano Correia de Oliveira, Almutâmide, Brito Camacho, Federico García Lorca, José da Fonte Santa, José Salgueiro e Urbano Tavares Rodrigues. Autor de espectáculos musicais, estuda a importância da poesia na música portuguesa, desde os poetas luso-árabes do século XI aos cantores de intervenção e à nova música portuguesa. Foi director da revista Alma Alentejana e é, desde a sua fundação em 2001, director da revista Memória Alentejana. Dirigente associativo, é presidente da Associação Amigos da Cidade de Almada, concelho onde coordena o Grupo de Trabalho em prol da salvaguarda do Cante Alentejano. Investigador integrado do CHAM da FCSH/UNL, é autor de artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Participou na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX e publicou os livros Urbano, o Eterno Sedutor (2015), Cantores de Abril (2014), Nova Antologia de Poetas Alentejanos (2014), Canto de Intervenção 1960-1974 (2007) e José da Fonte Santa, Memória(s) (1999). Prepara atualmente a edição de Nova Música Portuguesa. O Amor e o Vinho na nossa Poesia Lírica (séculos XI/XXI)”.

In http://www.edicoesafrontamento.pt/#

No dia 11 de Maio, pelas 17h30, teve lugar no Campo Arqueológico de Mértola/Centro de Estudos Islâmicos, a sessão de apresentação do livro “Uma vida com História: Cláudio Torres” de Eduardo M. Raposo, por João Guerreiro.