O Campo Arqueológico de Mértola e o Centro de Estudos Arqueológicos das Universidade de Coimbra e Porto uniram-se na criação de única unidade de Investigação destinada a potenciar e estimular o estudo histórico, artístico e arqueológico numa perspectiva pluridisciplinar.
http://www.mercatorproject.eu/
O Campo Arqueológico de Mértola foi o iniciador do processo de constituição do Museu de Mértola, organismo hoje municipal cuja gestão corrente é da responsabilidade da Câmara Municipal de Mértola e em que o CAM é responsável científico e técnico.
Originariamente integrada num mesmo organismo comum com o CAM, a ADPM é hoje uma associação autónoma de forte implantação regional e dedicada sobretudo à salvaguarda do património natural e paisagístico. Alem de uma continuada intervenção ambientalista, a ADPM tem vindo a desenvolver ultimamente uma forte intervenção cívica e pedagógica no desenvolvimento local.
Interesses científicos comuns levaram à elaboração do projecto PATNIME (Património de Niebla e Mértola).
Desde os primórdios, em 1978, que a colaboração entre o Campo Arqueológico e a Câmara Municipal tem sido muito estreita. Ambas partilham objectivos comuns de estudo, salvaguarda, valorização e divulgação do património histórico e cultural do Concelho.
O CAM colabora com a Câmara Municipal de Moura nas escavações arqueológicas em curso na área do Castelo.
O Campo Arqueológico de Mértola e o Centro de Estudos Arqueológicos das Universidade de Coimbra e Porto uniram-se na criação de única unidade de Investigação destinada a potenciar e estimular o estudo histórico, artístico e arqueológico numa perspectiva pluridisciplinar.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) iniciou actividades em Agosto de 1997.
A missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, explorando oportunidades que se revelem em todos os domínios científicos e tecnológicos de atingir os mais elevados padrões internacionais de criação de conhecimento, e estimular a sua difusão e contribuição para a melhoria da educação, da saúde e do ambiente, para a qualidade de vida e o bem estar do público em geral. Esta missão concretiza-se principalmente através da concessão de financiamentos na sequência de avaliação de mérito de propostas de instituições, equipas de investigação e indivíduos apresentadas em concursos públicos, e também através de acordos de cooperação e outras formas de apoio em parceria com universidades e outras instituições públicas e privadas.
Os resultados da actividade da FCT são, em última análise, as contribuições acrescidas dos indivíduos, grupos de investigação e instituições contemplados na sua carteira de financiamentos.
Aroche es uno de los pueblos con mayor patrimonio histórico de la provincia de Huelva, además de encontrarse dentro del Parque Natural Sierra de Aracena y Picos de Aroche. Dentro de su término se ubican además, dos Parajes Naturales: Las Peñas y Sierra Pelada y Rivera del Aserrador. Se localizan en Aroche especies animales y vegetales de indiscutible valor ecológico, como son el buitre negro, la cigüeña negra y algunas variedades de orquídeas.
La singularidad de su núcleo urbano histórico fue protegida con su declaración como Conjunto Histórico en 1980, siendo los elementos más relevantes su castillo islámico, la Iglesia de Nuestra Señora de la Asunción, la muralla artillera del siglo XVII y numerosas casas señoriales, que convierten un paseo por sus calles en un espectáculo cultural.
http://www.discoverislamicart.org/
http://www.arqueologiamedieval.com/
http://www.arqueologiadelpaisaje.com/inicio.php
http://www.biblioarqueologia.com/
http://aiecm2.mmsh.univ-aix.fr/accueil_nr.html