
O Projeto IACAM realizou entre 19 de maio e 21 de junho de 2025 a sua 5ª campanha de escavações arqueológicas, centradas no exterior da Ermida de Nossa Senhora das Neves e no povoado da Cerca das Alcarias. As investigações incidem numa zona rural, no vale do baixo Guadiana, na freguesia do Espírito Santo e concelho de Mértola, no limite territorial do Alentejo, Algarve e a vizinha Andaluzia Espanhola. Trata-se de um projeto ibérico, já consolidado nestes cinco anos e com relevantes resultados arqueológicos que colocam esta zona como um importante lugar de conhecimento do espaço rural entre os séculos X e XIV.
O Projeto IACAM - “Intervenção Arqueológica das Cercas das Alcarias de Mesquita (Mértola, Portugal). Da Hispânia ao al-Andalus: Arabização, islamização e resistência no meio rural” é um projeto coordenado pelo Campo Arqueológico de Mértola e a Universidade de Granada-Espanha. Com um importante apoio financeiro do programa de "Proyectos de investigación e intervención arqueológica española en el exterior", do Ministério da Cultura e Desporto de Espanha (Campanhas de 2021, 2023 e 2025), Ministério de Ciência e Inovação de Espanha através do projeto I+D Maqbara (PID2020-113188GB-I00), da Universidade de Granada – Espanha, da Câmara Municipal de Mértola (CMM) (Campanhas de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025), do Campo Arqueológico de Mértola (CAM), e com o apoio essencial do Centro de Estudos em Arqueologia, Arte e Ciências do Património (CEAACP), do Museu de Mértola Cláudio Torres, da Sociedade Recreativa Mesquitense e da Junta Freguesia do Espírito Santo. Durante o mês de trabalhos contámos a uma equipa especializada de técnicos e voluntários (estudantes e voluntários locais), tanto portugueses e espanhóis.
Continuamos com o estudo e análise dos materiais e estruturas, assim como com a divulgação dos resultados junto da comunidade local e dos meios de divulgação científicos.
Durante o mês de setembro será apresentada uma tese de mestrado de Manuel Tristán Martín Ruiz, a qual incide na zona da Cerca das Alcarias e que se intitula: “La sociedad rural medieval en Garb al-Andalus: análisis a partir de su materialidad en el caso de Cerca das Alcarias (Mesquita, Mértola, Portugal)”.