• English
  • Português
Share |

Materiais não Cerâmicos

Gabinete de Conservação de Materiais não Cerâmicos

A conservação inicia-se a partir do momento em que, numa escavação, são postos a descoberto estruturas e objectos. Quando os objectos são exumados, o equilíbrio que tinham atingido com o meio envolvente é quebrado, e as mudanças ocorridas com a escavação podem ser tão drásticas que estes podem destruir-se completamente, a não ser que sejam imediatamente tomadas medidas preventivas. Os métodos de exumação de materiais devem assegurar que eles são recuperados exactamente no mesmo estado de conservação em que foram descobertos.

Em reacção ao meio a que estão sujeitos, todos os materiais enterrados sofrem de um determinado grau de degradação e podem encontrar-se estruturalmente fragilizados mecânica, química ou biológicamente. O seu tratamento em laboratório deve, por isso, ser cuidadosamente delineado.

A intervenção de conservação deve estabelecer o correcto diagnóstico da situação, os objectivos do tratamento e a metodologia a utilizar. A metodologia de trabalho deve ser correctamente delineada e apropriada a cada material e a cada caso pelo que, antes de iniciar a intervenção deve efectuar-se uma série de exames com o objectivo de identificar os produtos de alteração, descobrir decorações ocultas, qualificar e quantificar os componentes que irão ser a base e o guia dos tratamentos a efectuar.

Em termos práticos, a intervenção de conservação e restauro de materiais arqueológicos engloba quatro fases: a limpeza (mecânica ou química), a estabilização, a consolidação e o restauro (sempre efectuado em função de critérios relacionados com a conservação, o estudo e a divulgação).

Desde a sua constituição que o Campo Arqueológico de Mértola entendeu que a conservação e restauro é parte integrante e essencial para o estudo e preservação dos bens culturais sob a sua responsabilidade. Assim, esta instituição mantém gabinetes com técnicos especializados que, permanentemente, realizam as intervenções não só nos achados procedentes das intervenções arqueológicas como também na manutenção dos objectos em exposição nos núcleos museológicos do Museu de Mértola e em reserva.

Descarregue a Bibliografia em formato PDF

Pré-visualizaçãoAnexoTamanho
Bibliografia Materiais não Cerâmicos.pdf9.24 KB