A importância do Mediterrâneo marca a emergência da Modernidade e a configuração dos equilíbrios políticos à escala mundial. Procura-se aqui compreender a forma como sociedades muito diferentes podem coexistir e como esse processo decorreu historicamente, na dinâmica de interação e de troca, ou de oposição e conflito, entre as diferentes culturas em presença.
O Consorcio formado pelos Departamentos de História da Universidade de Évora, da O Consorcio formado pelas Universidades de Évora, Algarve e Lisboa, o Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago e o Campo Arqueológico de Mértola promovem o Mestrado em História do Mediterrâneo Islâmico e Medieval com o objetivo de impulsar a produção de conhecimento científico, criar e aprofundar sinergias nesta temática, quer na área do ensino, quer na da investigação histórica.
O modelo de formação remete para uma análise centrada no al-Andalus e apela às construções culturais, sociais, políticas, económicas, e, até, espaciais, que se configuram com o Norte de Africa, durante o período Medieval (em lato senso).
Pretende-se desenvolver, simultaneamente, competências de base teórica e uma capacidade de discussão dos conteúdos apresentados. Procura-se assim que o aluno adquira capacidades e ferramentas que lhe permitam desenvolver trabalho inovador e autónomo de investigação, através do recurso a metodologias e modelos de observação interdisciplinares.
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
-
Universidade do Algarve https://www.ualg.pt/curso/1722
-
Universidade de Évora https://www.uevora.pt/estudar/cursos/mestrados?cod=M477
-
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras (instituição de acolhimento) https://www.letras.ulisboa.pt/pt/ensino/mestrados#hist%C3%B3ria-do-mediterr%C3%A2neo-isl%C3%A2mico-e-medieval-flul-ue-e-ualg
Comissão de curso:
Hermenegildo Fernandes (FLUL), Luís Filipe Oliveira (UAlg, FCHS) e Susana Gómez Martínez (UÉ, ECS).
Docentes:
André Coelho, André Silva, Badr Hassanien, Cláudio Torres, Fernando Branco Correia, Gonçalo Ramos, Hermenegildo Fernandes, Hermínia Vilar, Isabel Cristina Fernandes, Luís Filipe Oliveira e Susana Gómez Martínez
Funcionamento
O curso funcionará de forma mista, presencial e remota, assegurando que todos os estudantes têm acesso aos Seminários lecionados por cada uma das universidades do consórcio.