No âmbito do estudo e valorização do património, o Campo Arqueológico de Mértola tem desenvolvido diversos projetos de âmbito nacional e internacional, entre os quais destacamos os seguintes “
Projecto “ARQUEOCULTURA - Salvaguarda e Valorização dos Recursos Arqueológicos, Patrimoniais e Culturais”
O projecto ARQUEOCULTURA é uma parceria entre o Município de Mértola, o Município de Moura e o Ayuntamiento de Aroche (Espanha), sendo o Campo Arqueológico de Mértola o parceiro local e o executante do projecto na Vila de Mértola.
No âmbito deste projecto realizaram-se intervenções arqueológicas de salvaguarda em alguns pontos da vila de Mértola, sujeitos a obras de construção. Os trabalhos arqueológicos efectuaram-se no quintal do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mértola e na área anexa ao Cine -Teatro Marques Duque.
Para além da salvaguarda e valorização, este projecto contempla a divulgação do património e a sensibilização da população para o seu património arqueológico. Com este objectivo foram executadas várias acções, tais como, a instalação de painéis informativos junto a sítios já estudados e de comprovado interesse histórico-arqueológico; elaboração de publicações científicas, com os resultados de algumas das intervenções arqueológicas mais recentes e acções de sensibilização dirigidas a jovens dos três municípios parceiros.
Ainda no quadro deste projecto será feito o tratamento de consolidação estrutural, conservação e restauro do mosaico do pavimento do corredor porticado e das imediações do baptistério, na Alcáçova do Castelo de Mértola. Esta acção contempla a apresentação final e musealização do conjunto musivo.
Projecto « Mercator - Route des Merchands, Ville des Marchés en Méditerranée»
Dar a conhecer e valorizar as antigas rotas comerciais marítimas e terrestres na bacia do Mediterrâneo, desde o período romano até aos nossos dias, através da utilização de novos suportes de comunicação é o objectivo principal do projecto MERCATOR que a Câmara Municipal de Mértola, o Campo Arqueológico de Mértola e mais nove parceiros de sete países estão a desenvolver.
Tendo por base a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação para a valorização e divulgação do património, o projecto contempla várias acções conjuntas, como uma base de dados com referências cartográficas, um atlas em papel e online, a criação de uma rede de museus, jogos educativos, o desenvolvimento de uma portal na Internet, a valorização turística dos itinerários temáticos através de sinalética, encontros científicos e workshops de trabalho.
http://www.mercatorproject.eu/
Discover Islamic Art
O Campo Arqueológico de Mértola colabora com Museum With not Frontiers no projecto Discover Islamic Art financiado pelo programa Euromed Heritage.
Estudo da Cerâmica Islâmica e Mértola
Nos mais de 20 anos de investigação arqueológica do CAM encontraram-se milhares de objectos de época islâmica dos quais a esmagadora maioria são cerâmicos. O projecto de “Estudo da Cerâmica Islâmica de Mértola”, promovido pela Câmara Municipal de Mértola e inserido no Programa de Apoio à Investigação e ao Estudo das Colecções da Rede Portuguesa de Museus, foi desenvolvido pelo CAM e teve como objectivo principal o estudo aprofundado do notável espólio já depositado no Museu e, sobretudo, a criação de mecanismos de controlo, gestão e avaliação quantitativa e qualitativa desse espólio.
Recuperação da Capela do Monte Mosteiro
No Monte Mosteiro conserva-se uma pequena capela, testemunho da evolução histórica dum sítio que já foi vila romana, mosteiro na alta Idade Média, ermida setecentista e, por fim, palheiro. Actualmente é propriedade da Câmara Municipal de Mértola que promoveu a sua recuperação arquitectónica em parceria com o CAM, a Escola Profissional e a ADPM.
Num futuro próximo esperamos transformar este espaço num núcleo museológico que ajude a interpretar a sucessiva ocupação deste espaço e o seu relacionamento com o território envolvente onde se inscreve a via antiga que ligava Mértola a Beja.
Património Histórico e Arqueológico e Mértola e Niebla (PATNIME)Património Histórico e Arqueológico e Mértola e Niebla (PATNIME)
Este projecto teve como objectivo o estudo do património histórico e arqueológico destes dois municípios que no passado constituíram entidades políticas vizinhas.
O projecto, apoiado pelo programa INTERREG IIIA conta com o financiamento do FEDER. É resultado de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Mértola e da Universidade de Huelva e está a ser executado com a colaboração do Campo Arqueológico de Mértola.
No âmbito deste projecto foram realizadas as Cartas Arqueológicas dos dois municípios e foi desenvolvido um conjunto de actividades entre as quais se destacam diversas publicações e uma exposição itinerante que divulga perante o público os resultados do projecto.